Programas de Mobilidade e Redes de Cooperação
Os programas de mobilidade e as redes de cooperação são fundamentais para viabilizar e ampliar as ações de internacionalização promovidas pela UFCG. Por meio de associações, grupos e programas, a Universidade estabelece diálogo com organizações e instituições voltadas ao ensino superior, visando ao desenvolvimento de objetivos comuns, tais como o aprimoramento de procedimentos administrativos; a definição das políticas de internacionalização do ensino superior; e a viabilização de programas de mobilidade e de colaboração em relações acadêmicas internacionais.
Conheça os programas de mobilidade e as redes de cooperação que a UFCG integra:
Subcategories
-
Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI)
A Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) foi criada em 1988 e tem por objetivo atuar na ampliação do processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, na promoção do sistema de educação brasileira no exterior, e na capacitação profissional dos gestores e responsáveis de assuntos internacionais das instituições associadas. Atualmente é composta por mais de 200 instituições, dentre elas a UFCG, e configura-se como a principal associação nacional de profissionais em educação internacional e gestão acadêmica internacional.
Para mais informações: http://faubai.org.br
-
Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB)
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) foi criado em 2008 e tem por objetivo promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral. Atualmente é composta por 89 universidades brasileiras e considera que a internacionalização universitária tem papel fundamental na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais.
Para mais informações: https://www.gcub.org.br
-
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) tem por objetivo oferecer a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, contribuindo para a internacionalização das instituições participantes e para a difusão das perspectivas brasileiras pelo mundo.
O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Divisão de Temas Educacionais (DTED), e pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.
Acesse outras informações sobre o PEC-G por meio deste link.
-
Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)
O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) tem por objetivo oferecer bolsas de estudo a professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, para a formação destes em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
O PEC-PG é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Divisão de Temas Educacionais (DTED); pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Acesse outras informações sobre o PEC-PG por meio deste link.
Redes Sociais