Página inicial > Notícias > Aprovado o Plano de Internacionalização da UFCG

Aprovado o Plano de Internacionalização da UFCG

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 14h44 | Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 12h34 | Acessos: 1712

No dia 06/09, o Colegiado Pleno da UFCG aprovou o Plano Institucional de Internacionalização 2022-2027, documento que define as políticas de internacionalização a serem desenvolvidas no âmbito da UFCG, nos próximos 5 anos.

Em 2021, foi iniciado o processo de elaboração do Plano, que adotou o procedimento de análise de contexto, com consulta à comunidade acadêmica, a partir de mapeamento das ações e demandas de internacionalização, realizado pela AAI, de modo a compreender as necessidades e prioridades institucionais.

No mesmo ano, foi designada uma comissão para a construção do documento, com representantes de todos os campi da Universidade, visando garantir um processo coletivo e multidisciplinar, que, acolhendo os dados coletados no mapeamento, resultou na definição de 5 eixos estratégicos, objetivos, metas, indicadores e ações estratégicas para a institucionalização da internacionalização da UFCG.

Os eixos estratégicos definidos são:

1. Política de Internacionalização da Graduação, da Pós-Graduação, da Pesquisa e Inovação e da Extensão

2. Política de Alianças Estratégicas de Cooperação e Parcerias

3. Política Linguística Institucional

4. Política de Mobilidade Acadêmica

5. Política de Internacionalização em Casa

Depois de finalizada a proposta de minuta, em julho de 2022, o documento foi apresentado à comunidade, por meio de live transmitida no canal oficial da UFCG, no YouTube, e, em seguida, disponibilizado para consulta pública, quando a comunidade pôde apresentar sugestões à proposta elaborada. Tais procedimentos objetivaram promover o amplo acesso ao documento, de forma que a comunidade pudesse propor melhorias à minuta.

A AAI destaca que o desenvolvimento das políticas definidas no Plano de Internacionalização requer a participação ativa de todos os atores institucionais – discentes, docentes e técnicos-administrativos – para que possamos consolidar uma cultura de internacionalização na UFCG.

Desse modo, convidamos toda a comunidade a ler, conhecer e se apropriar deste documento, bem como a construir tais políticas com a AAI e com os demais setores envolvidos.

>> Leia, na íntegra, o Plano de Internacionalização da UFCG 2022-2027.

Integrantes da Comissão de Elaboração do Plano de Internacionalização da UFCG 2022-2027:

Alexandre Jean René Serres (CEEI/UFCG)
Andresa Costa Pereira (CSTR/UFCG)
Carlos Antônio Costa dos Santos (CTRN/UFCG)
Francisco Firmino Sales Neto (CFP/UFCG)
Heleno Bispo da Silva Júnior (CCT/UFCG)
Josilene Pinheiro-Mariz (CH/UFCG)
Luciana Leandro da Silva (CH/UFCG)
Márcia Cybelle Santos Leite (AAI/UFCG)
Maria do Socorro Silva (CDSA/UFCG)
Paulo Henriques da Fonseca (CCJS/UFCG)
Poliana de Araújo Palmeira (CES/UFCG)